12/11/2006

Voto de hoje

Acabo de voltar da urna. Urna eletrônica. Como dizem por aí, estava exercendo minha cidadania. Li que uma das características da Democracia é a eletividade dos nossos representantes e temporaneidade dos mandatos. Muito interessante isso. A possibiliade de escolha de nossos governantes. Pena que no Brasil isso pare por aí. Muitos resumem-se apenas a escolher, a votar. E nada mais. Tudo o que sabem sobre seu representante foram os programas políticos gratuitos em rádio e tv e notícias veiculadas pelos mais variados meios de comunicação. Talvez isso bastaria para alguns caso o Brasil fosse realmente um país democrático. Mas eu não acho que seja. Já escrevi aqui que nessas eleições fiquei assustado com o comportamento de alguns setores da mídia. A forma como foram noticiadas as coisas. Muitos até dizem que foi tentativa de golpe. Não sei se chega a tanto. Mas que foi uma forma clara de mostrar como é a nossa Democracia, isso foi. O mais incrível, a meu ver, foi a forma como muitas pessoas se manifestaram depois. Jornalistas, acadêmicos, blogueiros. Uns defendendo, outros acusando. Um verdadeiro debate por conta dos fatos. Eu acho isso benéfico para o Brasil. Sempre fomos um povo acostumado a ver tv, pior, a ter a tv como principal meio de entretenimento. Muitos devem sua "formação" intelectual a tv. Não quero criticar isso agora. Não agora. Quem sabe em outro post, mas não agora. Mas a discussão gerada na Internet por conta disso tudo é impressionante. Democracia pressupõe acesso a informação. Sem meias verdades e intermediários. Todo poder emana do povo e em função dele será exercido, não é? Uma parte da imprensa brasileira sonegou esse direito ao cidadão, ou o ofereceu de forma duvidosa. Sempre vi a Internet como forma de democratizar o acesso a cultura, a informação livre. Desde bobagens a coisas sérias. E fiquei empolgado com a força que a Internet tem no Brasil. A despeito de candidatos e partidos, foi bom para a Democracia brasileira essa disputa eleitoral. O debate em todos os níveis. O preconceito aflorando em pessoas que jamais imaginávamos. Ou até imaginávamos, mas não acreditávamos. Tudo isso, culminando hoje com meu voto, faz-me crer que ainda temos que experimentar de verdade a Democracia. Ver como ela é de verdade. Partilhar do êxtase que ela deve ser, em função de defesas vigorosas e apaixonadas de seus valores. Acredito que um passo já foi dado, mas ainda temos muito a caminhar.

Nenhum comentário: