15/11/2006

Nosso

Viva a República. Res publica . Coisa pública. Bem maior que o significado político-jurídico da coisa é a implicação dela para com nossa vida. Longe de querer entrar no mérito da questão filosófica, acho que o significado por trás dessa palavra é muito mais eloquente. O alcance no ideário humano da palavra é muito maior. Ao menos pra mim é.
Ver as coisas como públicas não fere a idéia de propriedade. Essa é legitíma quando advinda do esforço e trabalho honesto de qualquer pessoa, tendo como princípio o respeito a todas as pessoas envolvidas no processo. Ver as coisas como públicas é respeitar as coisas como elas são. Respeitar a essência das coisas e sua beleza. Respeitar a possibilidade de acesso as coisas.

Engraçado que quando da proclamação da nossa República muitos brasileiros nem tinham idéia do que estava acontecendo. E acho que ainda agora muitos não a têm. Afirmar que as coisas são públicas significa que todos nós temos o direito de usufruto e o dever de as desenvolver para perpetuar seu uso. Seu acesso. Nós somos os responsáveis pelas coisas que nos cercam. Nada nos é dado sem antes darmos algo de nós.

Todas as vezes que questiono sobre alguma coisa que talvez não esteja ao meu alcance, mas que pode ser influenciado por mim, primeiramente penso na minha postura em relação a isso. Muitas vezes não percebemos que criticamos atos e atitudes que nós mesmos repetimos. Por vezes desejo coisas sem antes ter feito nada para as ter. E elas são públicas.
As coisas são públicas porque estão à espera de quem as pegue. A propriedade é legítima. Basta merecê-la.

A República Federativa do Brasil é nossa.

Nenhum comentário: