12/11/2006

A eterna luta

Andei pensando muito nesses últimos dias sobre o bem e o mal. Nos mais variados aspectos. Desde as coisas cotidianas, mundanas, até as sobrenaturais. Pensei na onipresente luta, em todos os sentidos, entre o bem e o mal. E na crença, talvez não unânime, ou jamais unânime, do triunfo do bem sobre o mal. Todas as religiões que eu conheço em algum momento sempre eleva este assunto a patamares altíssimos e em nome dele muitas coisas são fundadas.

Eu acredito piamente que alguma coisa nos governa, que não estamos sozinhos em nossa jornada. Não defendo nenhum rito epecial para a exaltação da fé. E respeito todos aqueles que tenham por princípio o respeito a vida, embora algumas vezes eu não seja capaz de compreender. Mas também acredito que de vez em quando parece haver uma conspiração, por assim dizer, não palpável contra nós. Este pensamento ainda não é claro em minha cabeça.

Uma vida pautada pelo justo e pelo certo ao meu ver vale muito mais do que muitos "sacrifícios" de algumas pessoas religiosas, fervorosas. Nossas atitudes e pensamentos são a maneira normal, pra mim, de demonstração da fé. Talvez seja isso mesmo a fé, mas o que não entendo é o ardor de várias pessoas em momentos de arrebatação e uma atitude austera diante de coisas que realmente demonstrariam uma prova de fé. Ações pequenas, nada mirabolante. Respeito. Mas respeito verdadeiro. Respeito pelas coisas, pela razão de ser das coisas. Das pessoas. Respeito pela vida.

Interessante que mesmo assim muitas vezes nos sentimos prejudicados sem nenhum motivo aparente, sem às vezes nem entender porquê. Sentimos pena dos revezes dos justos, mas por vezes admiramos, ao mesmo tempo que repudiamos, a perspicácia de alguns nem tão justos. O bem. O mal. Talvez nem seja isso. Mas a luta existe.

Nenhum comentário: