16/11/2006

Tendências

Sempre achei interessante a forma como a Moda age sobre nós. Como ela se manifesta entre os seus seguidores e também entre seus mais perversos perseguidores. Mas o que seria a Moda? Segundo a Wikipedia "Moda é a tendência de consumo da atualidade. A moda é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob diversos aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra o simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear... A moda é abordada como um fenômeno sócio-cultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos."

O que sempre me chamou a atenção é a questão abordada na segunda parte do verbete: a moda expressa os valores da sociedade. Afirmação forte. Facilmente mutável e passageira. A idéia de vanguarda. Modismos comumente estão ligados a jovialidade, a vitalidade humana, de preferência representada por belos corpos de sorrisos fartos, e curvas quentes, dos mais diversos exemplares dos gêneros da espécie humana.

Nunca fui de seguir a Moda. Já gostei de coisas que estavam na moda. Já gostei de muitas coisas que não estavam na Moda. Não estão. Nunca estiveram. Quiçá estarão um dia. E sou reticente quanto a ela.

Várias foram as formas que as pessoas criaram para "negar" a Moda. Nas roupas e atitudes. Músicas e filmes. Livros. E muitos foram bem sucedidos. Ao ponto de anos depois de lançados os "movimentos" de resistência muitos tenham voltado a Moda. Nas roupas e atitudes. Mas nas artes já não creio.

Muita coisa feita hoje para as massas pecam gravemente em qualidade. Exemplo disso é a programação da TV aberta. Nos meus tempos de criança não existia TV paga. Eram apenas os canais abertos, assim como é pra muita gente hoje. E lembro que via vários programas interessantíssimos. Hoje procuro na TV aberta alguma coisa interessante e não acho nada. Ou acho raramente. Na maioria das vezes é um mundo ilusório que nem mesmo na TV dá mais pra acreditar. Valores ultrapassados. Modismos estúpidos.

Não sou um crítico da Moda. Ao contrário, acho interessante. Divirto-me com ela. Consumo muito pouco, quase nada. Mas mesmo assim acho interessante. Gosto de vê-la por entre todos. Se for verdade que ela expressa os valores da sociedade, então temos muito que aprender com ela. Ou então esquecê-la eternamente.

Um comentário:

Living Away disse...

eu sempre ando na contramao da moda e as vezes ela resolve bater de frente comigo.
realmente acho que a moda reflete comportamentos, os quais na grande maioria das vezes e um comportamento imposto pela tv aberta.